Visão Mundial e Mastercard garantem 432 mil refeições a crianças e famílias mais vulneráveis de São Paulo

3 de dezembro de 2020 | São Paulo

A segurança alimentar tem sido uma das prioridades das ações da Visão Mundial em resposta à emergência de COVID-19 no Brasil. Com a pandemia, milhões de pessoas ficaram desempregadas e perderam a renda, comprometendo a alimentação de qualidade de famílias inteiras. Na tentativa de amenizar esses impactos, a Mastercard se uniu à Visão Mundial para garantir que crianças e adolescentes tenham condições de continuar se desenvolvendo com dignidade. Apenas em São Paulo, 1.200 cestas básicas foram distribuídas, garantindo mais de 432 mil refeições a crianças e famílias mais vulneráveis da capital.

Paloma foi uma das mães beneficiadas com a doação. Ela trabalha como diarista e, desde o início da pandemia, viu as oportunidades de trabalho reduzirem, tornando ainda mais difícil manter sozinha os dois filhos pequenos – Peterson, de três anos, e Petra, de dois. A situação se agravou quando o pai contraiu a COVID-19 e a mãe foi diagnosticada com câncer. “A cesta é boa e ajuda bastante, porque os alimentos são de qualidades. É o que a gente precisa e necessita no dia a dia”, conta.

Paloma mora no mesmo prédio que os pais, e, em função da saúde debilitada dos dois, ela e os filhos passam grande parte do dia com eles. Assim, a cesta básica vai ajudar não apenas a ela, mas à família inteira. “Eu divido com todo mundo – um pouquinho pra mim, um pouquinho pra minha mãe, porque a gente também almoça lá, então eu divido com eles e ajuda bastante a gente”, conta “Por tudo que estamos passando, essa cesta é bem-vinda. Que Deus ajude bastante e abençoe todos nós. Sempre é bom uma doação”, afirma.

“Precisamos agradecer à Visão Mundial e à Mastercard por essa doação. Vai ser importante porque, para muitas famílias, essa vai ser a refeição da semana. A doação vai atingir pessoas que realmente precisam e que a pandemia evidenciou a desigualdade. Então a parceria da Visão Mundial e da Mastercard, junto à Santos Mártires, vai transformar centenas de milhares de pessoas”, declara Carlos Alberto De Souza, gerente de comunicação e mobilidade social da Sociedade Santos Mártires, parceira da Visão Mundial na distribuição das doações na capital paulista.

Além de São Paulo, outros quatro estados foram alcançados pela parceria: Roraima, Rio de Janeiro, Pernambuco e Amazonas. No total, foram 5 mil cestas básicas, distribuídas em agosto e setembro, e que garantiram cerca de 1,8 milhão de refeições.