Mastercard anuncia medidas para zerar emissões de carbono em todo o mundo até 2050

16 de março de 2021 | São Paulo, Brasil | De Pedro Alves

A Mastercard anunciou um compromisso global de zerar suas emissões de carbono até 2050. A medida busca reforçar o compromisso da empresa de criar uma economia digital mais sustentável e inclusiva, entendendo que o crescimento econômico não pode vir às custas do planeta. O plano de ação global da empresa prevê a redução dos gases de efeito estufa (GEE), mantendo o foco na descarbonização de suas operações e suas cadeias de abastecimento pelo mundo.

A meta da Mastercard de zerar suas emissões parte do compromisso já existente de GEE, que se alinha com a promessa Business Ambition for 1.5ºC para reduzir a temperatura do planeta em 1,5°C. A Mastercard é a primeira empresa do setor de pagamentos a obter a aprovação da Science Based Targets Initiative (SBTi), e trabalha com a meta aprovada de reduzir em 38% as emissões totais dos Escopos 1 e 2 e em 20% as emissões do Escopo 3 até 2025.

Esses números refletem o compromisso de longo prazo da companhia em monitorar e implementar as melhores práticas sustentáveis para reduzir as emissões em toda a empresa, impulsionar a eficiência energética operacional e engajar ainda mais os fornecedores na descarbonização da indústria. O progresso já alcançado em relação a essas metas inclui o alcance de 100% de eletricidade renovável em 2020.

“O ano de 2021 será crucial para as ações climáticas e acreditamos que o setor privado tem um papel fundamental na transição para uma economia zerada de carbono. Um futuro de qualidade está ligado à saúde e ao bem-estar do nosso planeta e é por isso que, além de melhorarmos o nosso compromisso ambiental, estamos promovendo uma mudança sistêmica por meio de coalizões poderosas e capacitando nossa rede de quase 3 bilhões de consumidores para tomarmos medidas coletivas para preservar o meio ambiente”, afirma Kristina Kloberdanz, Diretora Global de Sustentabilidade da Mastercard. “Ao nos unirmos, podemos gerar um impacto gigantesco na qualidade de vida do planeta”.

Além disso, a Mastercard uniu sua tecnologia e experiência com uma rede de empresas parceiras globais ​​para liderar ações climáticas coletivas, como a parceria Greener Payments Partnership e a Priceless Planet Coalition.

Descarbonizando as operações e Sustentabilidade em toda a cadeia

Inicialmente, duas áreas prioritárias terão maior foco para a Mastercard: descarbonizar as operações por todo o mundo e auxiliar na sustentabilidade dos seus fornecedores.

A empresa opera cerca de 180 instalações em todo o mundo com 100% de energia renovável e programas de eficiência energética, como o uso ampliado de painéis solares em data centers, que respondem por mais de 50% do uso de energia em toda a empresa. Hoje, todas as instalações da Mastercard nos EUA estão equipadas com painéis solares e todos as propriedades da empresa em todo o mundo são certificados pelo LEED.

A abordagem inovadora e colaborativa para auxiliar a sustentabilidade dos seus fornecedores tornou a Mastercard líder nesse campo, tendo, recentemente, obtido uma classificação “A” do CDP em Engajamento do Fornecedor. As emissões associadas à cadeia de abastecimento da empresa (conforme medidas no final de 2020) chegam a mais de 70% da pegada de carbono total para, assim, dar aos fornecedores um suporte contínuo no estabelecimento e cumprimento das metas de GEE.

Comprometida com o objetivo de aproximar as pessoas e tornar o mundo mais inclusivo digital, financeira e socialmente, a Mastercard continuará analisando oportunidades de investimento em projetos de redução de carbono, bem como novas soluções, tecnologias e serviços, que reduzam o impacto das emissões na natureza, ao mesmo tempo que apoiem objetivos locais de desenvolvimento econômico e social.

"A Mastercard demonstrou uma verdadeira liderança climática ao definir metas baseadas na ciência, e é ótimo ver que ela cumpriu sua promessa e entregou reduções significativas de emissões. Com o compromisso da Mastercard, por meio de nossa promessa Business Ambition for 1.5ºC para reduzir a temperatura do planeta em 1,5ºC e reduzir as emissões em toda a sua cadeia de valor, esperamos vê-la continuar no caminho certo enquanto trabalha em direção ao seu objetivo de zerar as emissões líquidas. No SBTi, esperamos que mais empresas sigam os passos da Mastercard e usem metas baseadas na ciência como uma ferramenta valiosa para um progresso significativo em direção a uma economia zerada de  carbono” disse Alexander Farsan, Líder Global em Metas Baseadas na Ciência do WWF, um dos parceiros do SBTi.

Mobilizando para uma ação coletiva em prol do clima

A Mastercard aproveita a sua experiência global em inclusão financeira para ajudar a construir soluções sustentáveis ​e impulsionar ações coletivas que causem impacto climático à longo prazo. Isso inclui trabalhar com instituições financeiras, comerciantes e outros parceiros do setor para capacitar o consumidor a ter uma visão sustentável.

Saiba mais aqui a respeito de como a empresa apoia escolhas de cartões sustentáveis ​​por meio da Greener Payments Partnership (Parceria para Pagamentos Mais Verdes) e do Diretório de Materiais de Cartões Sustentáveis ​​da Mastercard. Por meio da parceria da Mastercard com a Doconomy, os consumidores agora podem acessar diretamente uma Calculadora de Carbono, que lhes permite medir seu nível ambiental, compreender melhor o impacto de seu comportamento, além de acessar informações sobre escolhas conscientes.

Além disso, por meio da Priceless Planet Coalition, a Mastercard trabalha com mais de 40 parceiros para replantar 100 milhões de árvores ao longo dos próximos 5 anos - juntamente com os parceiros de restauração florestal Conservation International e World Resources Institute.

Pedro Alves

Communications, Brazil & South Cone Division
Pedro.Alves@mastercard.com