Mastercard e fintech Juvo estendem parceria para construir identidades financeiras digitais na América Latina e no Caribe

23 de novembro de 2021 | São Paulo, Brasil | De Byanca Freitas
Os parceiros do setor se unem para acelerar a inclusão financeira, fortalecer a educação financeira e melhorar o acesso a oportunidades para os que não possuem conta bancária

Mastercard e Juvo anunciaram nesta semana a formação de uma parceria plurianual para transformar economias e acelerar o comércio inclusivo. As duas empresas estão estendendo sua aliança para capacitar os que não possuem conta bancária, ou são mal servidos por serviços bancários, a ter mais controle sobre suas vidas financeiras com segurança, modelos de empréstimo inovadores e educação financeira.

A parceria se baseia na participação da Juvo no Start Path, programa global de engajamento de startups da Mastercard, onde a empresa teve acesso à expertise personalizada da Mastercard e a sua diversificada base de clientes por meio da escala global da rede, bem como suporte operacional. A Mastercard agora destacou sua parceria ao fazer um investimento de capital na Juvo e se comprometer a trazer as seguintes soluções-chave para o mercado:

• “Pay on Demand” e Financial Identity as a Service (FIDaaS): Para consumidores e pequenos lojistas, esta solução permite a compra de dispositivos inteligentes no modelo parcelado ou pré-pago, tornando os dispositivos mais acessíveis e baratos. Além disso, os dados das transações no modo pré-pago complementam a solução FIDaaS da Juvo, que usa o histórico de pagamentos pelo celular para ajudar as instituições financeiras a tomar decisões de empréstimo mais rápidas e assertivas.
  • Mastercard Financial Education Toolkit (MFET): O conhecimento de ferramentas financeiras pode ajudar as pessoas a atravessar o abismo digital. A Mastercard fornecerá acesso gratuito a materiais de educação financeira para ajudar os usuários a administrar com eficácia suas finanças. O MFET oferece uma solução intuitiva de educação financeira por meio de aulas com curadoria, conteúdo personalizado e gamificação para promover saúde financeira sustentável.
  • Programa de Empréstimo Direto ao Consumidor: começando no Brasil, a Juvo lançará sua iniciativa de empréstimo direto ao consumidor, aproveitando o Fintech Express para lançar sua conta digital e programa de emissão de cartão. O programa terá como alvo a população desbancarizada.

À medida que o apetite dos consumidores latino-americanos por participar da economia digital atingiu níveis históricos - quase 70% da população era assinante de telefonia móvel no final de 2020 (GSMA) - a pandemia destacou os desafios de ser excluído da economia digital. A Mastercard e a Juvo estão resolvendo as lacunas de dados e criando maneiras mais simples e unificadas de entrar na economia digital para milhões de consumidores e pequenas empresas.

Promover a inclusão financeira na região é essencial para uma economia próspera, e as fintechs desempenham um papel vital. A Mastercard tem uma abordagem que prioriza o desenvolvedor para trabalhar com fintechs de todos os tamanhos e fases, por meio de seu portfólio Mastercard Developers. Como parceira preferida das fintechs em toda a região, a Mastercard está continuamente ampliando sua vasta plataforma de comércio digital e sua confiável rede global, oferecendo novos serviços e ferramentas de integração que atendem às demandas específicas desses parceiros.

“Em toda a América Latina e Caribe, aproximadamente 300 milhões de pessoas permanecem fora do alcance dos provedores de serviços financeiros, muitas das quais operando em um sistema exclusivamente com dinheiro vivo. Aumentar o acesso aos principais serviços financeiros para centenas de milhões de pessoas com crédito será a chave para nossa recuperação em toda a região”, disse Kiki del Valle, Vice-Presidente Executiva de Desenvolvimento de Mercado para América Latina e Caribe. “Acreditamos que um sistema baseado em colaboração é o melhor modelo para gerenciar interações digitais no futuro. Vemos o nosso papel como um capacitador não detentor de dados de identidade pessoal, mas efetivamente atendendo às necessidades de quem conta com o serviço e de seus usuários“, acrescenta Kiki.

“Expandir e aprofundar nossa parceria é muito estratégico para a Juvo no cumprimento de nossa missão de permitir que centenas de milhões de consumidores estabeleçam e tenham acesso a serviços financeiros básicos. A Mastercard compartilha nossa visão focada em expandir o acesso financeiro e a educação para atender às necessidades das comunidades financeiramente carentes”, disse Steve Polsky, fundador e CEO da Juvo.

Esta iniciativa se baseia nos esforços contínuos da Mastercard para enfrentar os desafios econômicos enfrentados pelos indivíduos na região, contribuindo para seu compromisso global de incluir Um Bilhão de pessoas e 50 milhões de micro e pequenas empresas na economia digital até 2025.

Byanca Freitas

Byanca.Freitas@mastercard.com