Consumidores esperam maior transparência nas transações bancárias digitais e mais detalhes sobre suas compras, revela pesquisa da Mastercard
20 de setembro de 2021 | São Paulo, Brasil | By Pedro AlvesMais de um terço dos entrevistados afirmam eventualmente não reconhecer transações; inovação permitirá que titulares de cartão acessem informações mais detalhadas em seus aplicativos bancários
À medida que mais empresas optam por pagamentos digitais e o número de dispositivos conectados aumenta, uma coisa fica cada vez mais evidente: os consumidores estão exigindo mais clareza sobre aquilo que compraram e de quem compraram.
Em uma pesquisa realizada recentemente pela Mastercard na América Latina e Caribe (LAC), mais de um terço dos consumidores relatou problemas na identificação de algumas de suas transações em canais digitais de bancos. Como consequência, a ansiedade em relação a uma possível fraude leva os consumidores a entrar com ações de estorno, que podem ser evitadas.
Uma experiência comum entre titulares de cartão
A maioria dos consumidores já passou por alguma situação em que não é possível reconhecer imediatamente algumas cobranças de cartão no extrato. O nome do comerciante, por exemplo, pode ser irreconhecível, ou então o nome exibido ser do processador de pagamento em vez do comerciante ou mesmo do nome fantasia do estabelecimento. A nova pesquisa da Mastercard revela que, para muitos clientes brasileiros de bancos digitais, este problema é comum e gera emoções negativas: 35% dos entrevistados relatam que às vezes não conseguem reconhecer algumas das compras no histórico de transações, situação que faz com que os consumidores se sintam incomodados (39%), ansiosos (35%) e desamparados (21%).
Na maioria dos casos (78%), a solução mais comum para um consumidor que não consegue se lembrar de uma compra – e tenta esclarecer uma transação duvidosa – é ligar imediatamente para o seu banco, em vez de tentar identificar as próprias transações.
Reclamações que podem ser evitadas
Além disso, essas ligações para o banco geralmente levam os consumidores brasileiros a registrar uma reclamação (78%), por exemplo, na forma de um pedido de estorno. No entanto, muitas vezes essa mesma reclamação acaba se mostrando injustificada, após o registro – já que os consumidores descobrem que simplesmente se esqueceram da compra ou que a transação foi realizada por outro membro da família. Quando um pedido de estorno já foi protocolado, porém, ele precisa ser resolvido ou encerrado pelo emissor – o que gera custos operacionais relacionados ao tempo gasto no contato com o titular do cartão, verificação da transação e processamento do caso do cliente, num processo que consome em média 2 semanas.
Os entrevistados afirmaram que desejam ver, em seu histórico, detalhes adicionais das transações de cartão que permitam a identificação de suas compras com mais facilidade e rapidez. Na opinião dos participantes, os detalhes mais úteis seriam o nome do comerciante (70%), seu logotipo (37%) e o local da compra (42%). Esse histórico enriquecido das transações não somente ajudaria os consumidores a identificar rapidamente o vendedor e a compra em si como ainda – e mais importante – daria aos titulares do cartão a sensação de confiança e de estarem no controle de seus gastos.
Inovação trará maior clareza nas transações para os consumidores
Para atender às necessidades crescentes do consumidor, a Mastercard traz para a região da América Latina e Caribe o Consumer Clarity, uma nova solução de operações bancárias digitais para fornecer aos titulares de cartão mais detalhes sobre suas compras. Trazido pela Ethoca, uma empresa da Mastercard, o novo produto vai aprimorar a experiência digital dos consumidores, fornecendo detalhes adicionais da transação – como nome do comerciante, logotipo e local da compra.
Comerciantes são convidados a fazer upload de seus logotipos
A nova solução Consumer Clarity, da Mastercard e da Ethoca, ajudará a aumentar a satisfação dos consumidores e melhorar significativamente a experiência do usuário, bem como limitar os pedidos de estorno para os bancos emissores. Em logo.ethoca.com, todos os comerciantes podem fazer upload de seus logotipos para exibição nos canais online e móveis dos bancos. Não haverá quaisquer custos para que os comerciantes possam participar deste serviço, com os logotipos sendo vinculados às transações correspondentes, acrescentando dicas visuais para ajudar os titulares de cartão a identificar rapidamente as compras legítimas. Para os comerciantes, esta é uma oportunidade não apenas de minimizar reclamações caras e demoradas, mas também de estender a presença e o reconhecimento de suas marcas.
Sobre o estudo:
A pesquisa independente foi realizada em agosto de 2021 pela Kantar TNS para a Mastercard, com a participação de 1.000 consumidores titulares de conta bancária em países da LAC: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Costa Rica, México e República Dominicana.