Mastercard comemora o Dia Internacional da Terra, expandindo seus esforços de reflorestamento em 4 novas áreas na América Latina

22 de abril de 2022 | De Byanca Freitas
Mastercard avança com a inclusão de 15 novos projetos de reflorestamento em todo o mundo; na América Latina, foram acrescentadas quatro novas áreas de reflorestamento no Brasil, Colômbia, Guatemala e México, o que ajudará a acelerar o andamento do projeto.

Comprometida em restaurar 100 milhões de árvores até 2025, a Coalizão Planeta Priceless da Mastercard acrescenta quatro novas áreas na América Latina - de um total de 15 em todo o mundo - aos seus esforços de plantio que já estavam em vigor na Austrália, Brasil e Quênia, somando um total de 18 áreas-chave de reflorestamento no mundo com um maior potencial de causar impacto positivo nas mudanças climáticas.

A restauração no México, na Mata Atlântica do Brasil e em Madagascar servirão como projetos emblemáticos para potencializar o impacto da iniciativa nessas regiões e no mundo. A Coalizão Planeta Priceless não tem como único objetivo plantar novos espécimes, mas também reflorestar aqueles enclaves globais onde isso é mais necessário e que têm maior impacto nos objetivos climáticos, comunitários e de biodiversidade.

Um fator chave para atingir esses objetivos é por meio da aliança estratégica da Mastercard com duas instituições amplamente experientes e reconhecidas: a Conservation International e o World Resources Institute, que lideram com base na ciência para identificar e projetar projetos, revisar métodos de reflorestamento, espécies arbóreas e implementar monitoramento global de longo prazo para garantir o sucesso do programa também a longo prazo.

“Esforço conjunto de uma rede global de parceiros, a Coalizão Planeta Priceless tem como objetivo o reflorestamento de árvores nos locais onde elas são mais necessárias - além de ser mais uma maneira de conscientizarmos a população para a importância de agirmos coletivamente, com urgência, para enfrentar a crise climática que o planeta vive”, afirma Sarah Buchwitz, Vice-Presidente de Marketing e Comunicação da Mastercard Brasil.

Impacto positivo nas comunidades da América Latina

Além de beneficiar o meio ambiente, a coalizão também tem impacto positivo nas áreas de reflorestamento, pois representa uma oportunidade social e econômica para as pessoas e comunidades que participam da restauração florestal.

Na Colômbia, por exemplo, a coalizão restaurará mil hectares da Sierra Nevada de Santa Marta, em um esforço que será realizado em conjunto com as comunidades indígenas dos Arhuacos. Isso reduzirá a fragmentação da floresta, que vem sofrendo um forte processo de desmatamento e degradação do solo devido à pecuária.

Outro projeto que inclui sua comunidade é a restauração da paisagem em Oaxaca-Chiapas, localizada no sudeste do México. Essa área representa 70% da biodiversidade da América do Norte e é considerada uma das cinco regiões mais importantes do mundo por sua megadiversidade. Aqui serão restaurados 17.366 hectares, o que contribuirá para a conservação de - pelo menos - 10 áreas naturais protegidas e a preservação de 15 espécies prioritárias de animais e plantas.

Vários estudos mostram que, para obter sucesso, a sustentabilidade deve ser um esforço conjunto da comunidade e dos atores civis. Plantar árvores não fará diferença se as pessoas locais não se envolverem de forma a proteger essas árvores e ajudá-las a crescer.

“Dos Andes à Amazônia, as paisagens da América Latina estabilizam o clima e fornecem comida, água e meios de subsistência para aqueles que as chamam de lar e vida na Terra. Mas o desmatamento e a degradação ameaçam esses ecossistemas críticos”, acrescentou Rachel Biderman, vice-presidente sênior para as Américas da Conservation International. “É por isso que, em colaboração com comunidades e partes interessadas locais, os parceiros da Coalizão Planeta Priceless estão regenerando florestas no Brasil, Guatemala, Colômbia e México usando as melhores práticas baseadas na ciência, socialmente inclusivas e lucrativas. Juntos, eles estão gerando resultados positivos para o clima, as comunidades e a biodiversidade.”

Além do impacto positivo nos objetivos climáticos e comunitários, também estão sendo consideradas ações benéficas para a biodiversidade dessas áreas. Na Guatemala, 670 hectares de Las Verapaces serão restaurados para melhorar a qualidade do solo, o que aumentará a cobertura florestal e ajudará a conservar a biodiversidade onde vivem jaguatiricas, tucanos e bugios.

No Brasil, em aliança com a Conservation International Brazil e parceiros, a Coalizão Planeta Priceless restaurará a área florestal dentro da paisagem de Abrolhos, um Patrimônio Natural Mundial da UNESCO e uma área prioritária para restauração.

Ações coletivas a favor do planeta

As ações em favor do planeta precisam ser abordadas coletivamente. É por isso que a Coalizão Planeta Priceless engaja empresas, comunidades e consumidores em sua iniciativa. Com mais de 100 parceiros em todo o mundo, cada comerciante, fintech e banco comprometido ajuda a financiar a restauração florestal por meio de campanhas de doação que incentivam as pessoas a tomar medidas concretas pelo meio ambiente.

O novo portfólio de projetos representa uma distribuição geográfica ainda mais diversificada para a Coalizão Planeta Priceless nas seguintes regiões: Ásia-Pacífico (Camboja, China, Filipinas, Austrália, Índia); América Latina (Brasil, Colômbia, Guatemala e México); Europa (Escócia, Portugal, França e Espanha); Oriente Médio e África (Madagascar, República Democrática do Congo, Malawi, Emirados Árabes Unidos, Quênia); e América do Norte (EUA).

Paralelamente, a Mastercard acelerou seu compromisso de atingir zero emissões líquidas até 2040 - 10 anos antes da data previamente acordada - e implementou mudanças em seu modelo de remuneração para se alinhar aos três objetivos globais de ESG: neutralidade de carbono, inclusão financeira e paridade salarial. Além disso, por meio de seu Laboratório Global de Inovação em Sustentabilidade, a Mastercard desenvolve uma série de produtos e soluções para um comércio mais sustentável.

Inovação e parcerias confiáveis são os pilares da estratégia da Mastercard para construir uma economia digital mais inclusiva e sustentável para todos.

Byanca Freitas

Byanca.Freitas@mastercard.com