25 anos de Priceless

25 de outubro de 2022 | São Paulo, Brasil | De Raja Rajamannar

Em 1997, a Mastercard lançou um belo comercial de TV que conquistou o coração das pessoas em todo o mundo. A campanha Priceless mostrou momentos duradouros na vida que o dinheiro não pode comprar, destacando o que, de fato, “não tem preço”. Foi um sucesso instantâneo.

A campanha Priceless ("não tem preço”, em português) reverberou na consciência coletiva. Ela permeia diferentes gerações e culturas e permanece relevante à medida em que as pessoas se esforçam para, juntas, encontrarem esses momentos mágicos, principalmente nos últimos anos, em que passamos tanto tempo separados. É uma palavra exclusiva da Mastercard, mas também universalmente humana, que nos define e nos diferencia há 25 anos.

O mundo mudou drasticamente desde o lançamento da premiada campanha publicitária Priceless. Presenciamos um boom tecnológico que transformou a forma como vivemos, trabalhamos e nos divertimos. No início dos anos 2000, apareceram o Friendster, MySpace e FaceMash, rede social que se tornou o Facebook. O primeiro iPhone começou a ser vendido em 2007. O metaverso passou de ficção científica para realidade. A atenção do consumidor está cada vez menor e, portanto, as campanhas e os conceitos têm uma vida útil cada vez mais curta.

Então, como uma marca permanece relevante?

Transformamos a campanha publicitária Priceless em uma plataforma de marketing multidimensional e duradoura que reflete a evolução contínua da nossa empresa e do nosso mundo e que permanece em constante mudança. Passamos da celebração de momentos de valor inestimável à curadoria desses momentos e começamos a estimular experiências que não têm preço, e, a partir disso, a conectar de forma ativa pessoas às suas paixões e umas às outras. Fazemos isso em todos os canais ao redor do mundo, até mesmo no metaverso, trazendo valor incalculável para um número de pessoas que antes não era possível.

Trazendo experiências Priceless para a vida. Lançamos o Priceless.com, reunindo famílias e amigos para momentos personalizados, construídos à partir de paixões universais, como culinária, música e esportes, por exemplo. Jantar em cima de um outdoor da Times Square em Nova York, dançar em show íntimo com a cantora vencedora do Grammy, Camila Cabello, ou seguir os passos de Coco Chanel em um passeio a pé em Paris são exemplos de experiências Priceless – inesperadas, únicas e muito divertidas.

Expandindo o nosso propósito. Nos últimos anos, Priceless tem ligado paixões a propósitos. Casos como os cartões True Name, que refletem a verdadeira identidade de uma pessoa, a arrecadação de fundos para pesquisas sobre câncer com o Stand Up to Cancer e o auxílio a mulheres empresárias negras através do Strivers  são algumas de nossas iniciativas focadas em progresso, decência e inclusão. No início deste ano, introduzimos o Touch Card, que permite que pessoas cegas e de baixa visão tenham a oportunidade de fazer pagamentos com confiança usando apenas o toque.

Ativando os cinco sentidos. O Touch Card é apenas uma das formas de dar vida ao marketing multissensorial. Ao ativar os cinco sentidos, podemos tornar a marca tangível e reconhecível em nosso ambiente supersaturado e movido à tecnologia. Com foco no som, criamos o DNA sonoro da marca, que pode ser ouvido em vários pontos de contato com os consumidores, incluindo o som de aceitação, que mostra às pessoas que suas transações foram realizadas de forma segura. Hoje, a Mastercard é a marca de áudio número 1 do mundo.

Não tenho dúvidas de que, se continuarmos a inovar e a reinventar a campanha Priceless, ela continuará a ser fundamental para a nossa marca e o nosso negócio permanecerem relevante - e ressonantes - no futuro digital extraordinário que nos espera.

A cada ideia, momento e dia, estamos escrevendo a história do marketing -  e isso, não tem preço.

Viva os próximos 25 anos!

Photo of Raja Rajamannar
Raja Rajamannar, Chief Marketing & Communications Officer | President of Healthcare