Mastercard aposta em segurança e benefícios para o novo momento do débito online

19 de maio de 2023 | De Byanca Freitas

Com o anúncio da padronização da forma de pagamento, companhia garante transações seguras e programa de recompensas ao consumidor

Anunciada na última segunda-feira pela Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, a nova iniciativa de expansão do débito online oferece uma experiência sem atrito para compras consideradas de baixo risco, com alta frequência e de baixo valor com o objetivo de promover uma utilização mais prática e segura para o consumidor nas compras online. Para a Mastercard, a segurança, facilidade e disponibilidade de benefícios associados aos cartões serão os diferenciais para o avanço do uso da modalidade.

A solução permite que os usuários paguem, com seu cartão de débito, os principais serviços de streaming, delivery e aplicativos de transporte, sem a necessidade de senha para transações até R$ 300. Caso a compra ultrapasse esse valor, a plataforma de e-commerce pode pedir etapas de confirmação de senha e identidade se tiver implementado o protocolo 3DS (autenticação que permite o processamento seguro de transações com cartões), ou direcionar para outra forma de pagamento, como o cartão de crédito, por exemplo, protegendo o consumidor e o comerciante.

A iniciativa busca ampliar a base de aceitação online do cartão de débito nos principais portais de e-commerce e serviços de assinatura. “Pagar no débito faz parte do dia a dia dos brasileiros, e a disponibilização desse método nas compras online era urgente e essencial. Aplicamos toda a nossa experiência e tecnologia no varejo para garantir uma experiência simples e segura”, afirma Marcelo Tangioni, Presidente da Mastercard Brasil. “Conduzimos o grupo de trabalho dentro da Abecs para aumentar rapidamente a oferta do débito online, percebendo sua importância para a indústria e para os consumidores e comerciantes brasileiros””, conclui o executivo.

Além da não exigência de senha para compras de baixo valor, o usuário do débito online tem a possibilidade de contestar uma determinada compra junto ao emissor do cartão, seja por não reconhecimento da despesa, seja por desacordo comercial com a loja que vendeu o produto ou serviço, diferente de como acontece em outras formas de pagamento instantâneo.

Segurança

Para garantir a segurança das transações, os comércios que aderirem o pagamento por débito online precisam atender a certos critérios, como apresentação do histórico de fraude nos últimos três meses, ter pelo menos 60% das transações tokenizadas, ou seja, o número original do cartão de 16 dígitos será substituído por um número alternativo exclusivo, ou 'token', sendo uma versão digital mais segura, entre outros.

Marcelo Tangioni ressalta que esses requisitos aos comerciantes são níveis complementares a um sistema de segurança já existente. “Como as demais transações oferecidas pelo setor, o débito online está amparado por uma robusta rede de segurança digital”, afirma o executivo.

Mastercard Surpreenda

Outra vantagem para o consumidor é a possibilidade de resgatar benefícios nos programas de fidelidade das bandeiras que geram pontos a partir de transações na modalidade débito, crédito e pré-pago de pessoa física ou corporativo, como é o caso do Mastercard Surpreenda.

Disponível desde 2009, o programa foi idealizado como um benefício complementar aos programas de recompensas já disponibilizados pelos bancos, gerando um fluxo incremental no varejo.

Atualmente, o Mastercard Surpreenda conta com 80 parceiros comerciais, proporcionando ofertas, promoções e sorteios exclusivos para milhares de clientes. O programa conta com três modalidades de benefícios: Use Pontos, Ofertas Especiais e Benefícios para o dia a dia. Todos os cartões Mastercard emitidos no Brasil são elegíveis à participação do programa para ganhar pontos e descontos.  É possível cadastrar todos os seus cartões com bandeira Mastercard no Surpreenda, acumulando pontos de todos eles em uma única conta.

Byanca Freitas

Byanca.Freitas@mastercard.com