COMUNICADO DE IMPRENSA

Mastercard Economics Institute divulga Tendências do Setor de Viagens 2023: as experiências perduram, o setor de viagens de negócios se recupera, e China continental é reaberta

MIAMI, FL | 15 DE MAIO DE 2023

MIAMI, FL | 15 DE MAIO DE 2023   Novos insights do Mastercard Economics Institute mostram que os consumidores estão usufruindo de um sistema de viagens mais tradicional em 2023, priorizando lazer e desbravando novos lugares ao redor do mundo. Tendências do Setor de Viagens 2023, lançado hoje, fornece insights importantes sobre o estado global das viagens, pontuado pela mudança do cenário econômico, pelas demandas persistentes dos consumidores e pela reabertura da China continental.

Em um ambiente econômico desafiador, as preferências pós-pandemia por experiências em detrimento de coisas1 e a procura consistente de viagens a lazer moldam as perspectivas para 2023. Depois de ficar atrás das viagens de lazer, as viagens de negócios se solidificaram no segundo semestre de 2022, especialmente nas culturas que priorizam a volta ao trabalho presencial. Com uma economia incerta gerando turbulência entre mercados, espera-se que a reabertura da China continental impulsione o crescimento global com impacto concentrado na região da Ásia-Pacífico, segundo as estimativas do Mastercard Economics Institute.

As viagens a lazer e de negócios estão crescendo em um ritmo semelhante

As viagens a lazer estão ocorrendo a todo vapor nos mercados medidos da América Latina e Caribe: as reservas de voos na República Dominicana (+43,5%), Jamaica (+52,8%) e Porto Rico (+32,9%) aumentaram comparando março de 2023 a março de 2022. Os gastos com viagens de negócios e entretenimento também estão crescendo na região, com um aumento de 27% para as pequenas empresas e de 48% para as grandes empresas, comparando especificamente março de 2022 com março de 2023.

Os viajantes estão à procura de novos territórios

O crescimento econômico da América Latina, impulsionado pelo aumento dos preços das matérias-primas, teve um impacto positivo nas viagens. A melhoria da conectividade aérea entre as cidades latino-americanas e outros destinos e os preços competitivos permitiram que os viajantes latino-americanos explorassem mais destinos internacionais. Os EUA continuam a ser o principal destino, com destinos europeus como Espanha e Alemanha crescendo em popularidade na primavera e no verão. Espera-se que o México e o Caribe sejam destinos populares de primavera e verão para cidadãos dos EUA e do Canadá.

Os turistas continuam priorizando as experiências

A preferência por experiências persiste, e os viajantes estão mostrando uma nova demanda por experiências únicas. Potencialmente influenciados pelas mídias sociais e pelo entretenimento, os viajantes estão desembarcando em destinos menos conhecidos em busca de imersão cultural. Os gastos com experiências aumentaram nos mercados medidos da América Latina e Caribe - Costa Rica (+144%), El Salvador (+213%), Guatemala (+117%), Jamaica (+105%) e México (+116%)- quando comparamos março de 2023 com março de 2019. Ao mesmo tempo, os gastos em coisas superaram o nível anterior àpandemia só em dois países da região: Costa Rica (+107%) e El Salvador (+129%), destacando a forte demanda por turismo.

A reabertura da China continental beneficia o turismo global e a região da Ásia-Pacífico

A reabertura da China após regulamentações rígidas da COVID ocorre em um momento em que terá um impacto mais positivo na economia da experiência, já que a demanda reprimida por viagens impulsionará o setor. Em março de 2023, os gastos com experiências atingiram 93% em relação a 2019, considerando que houve poucas viagens no ano passado2. Os países da região Ásia-Pacífico poderiam se beneficiar com a abertura da China, devido aos seus fortes laços com o comércio internacional, o turismo e a proximidade geográfica. Com base nas estimativas do Mastercard Economics Institute, outros países que devem se beneficiar incluem países do norte da Europa, Alemanha e França, e o Brasil, que pode ter um aumento em suas exportações para a China à medida que a economia se recupera.

"No primeiro ano completo de viagens sem restrições desde a pandemia, os consumidores estão agindo com o desejo reprimido de explorar novos locais, conectar-se com amigos e familiares e acumular experiências para compensar o tempo perdido"
Bricklin Dwyer, economista-chefe da Mastercard e chefe do Mastercard Economics Institute

"Apesar da evolução da economia, os consumidores resilientes continuam priorizando viagens. Com o surgimento de novos destinos e a reabertura da China, as perspectivas para 2023 indicam um bom motivo para ser otimista."

Apoio abrangente ao setor de viajantes e turismo

Os viajantes querem uma boa experiência desde o momento em que reservam sua passagem aérea até o primeiro passo em um novo solo, e as empresas que entendem essa necessidade estão mais bem posicionadas para estabelecer relações mais duradouras e valiosas com os seus consumidores. Essa mudança fundamental nas expectativas já começou a mudar não só a forma como as empresas trabalham com os seus consumidores, mas também a forma como viajamos. E embora o comportamento do consumidor continue a mudar ao lado do ambiente macroeconômico, proporcionando mais opções de pagamento (como o resgate de pontos para reservas), e as experiências personalizadas, recomendações e ofertas são apenas duas estratégias que mantêm o viajante engajado.

A Mastercard dedica-se a ajudar o setor do turismo internacional a recuperar e a acolher os viajantes por meio de uma série de serviços, que variam desde análises de mercado e insights de dados de alta frequência que ajudam a entender as mudanças nas tendências do consumidor a soluções de marketing e estratégias de engajamento do consumidor que impulsionam a fidelidade à marca, impulsionando reservas.

Você pode ver aqui o relatório completo,Travel Industry Trends 2023. Outros relatórios e informações do Mastercard Economics Institute podem ser encontrados aqui.

1"Experiências" incluem gastos turísticos em restaurantes, parques de diversões, cassinos, boates, bares e outros eventos. Já "coisas" incluem gastos turísticos em cadeias de lojas de conveniência, vestuário, cosméticos, artigos esportivos, joias, calçados, livrarias, eletrônicos, brinquedos e lojas de departamento. Despesas de transporte e alojamento não estão incluídas. Representa a análise de volumes comutados agregados e anônimos (dólares americanos nominais não ajustados para FX) para viajantes a lazer enquanto estão no destino.

Isenção de responsabilidade: esta apresentação e conteúdo destinam-se exclusivamente a ser um instrumento de investigação para fins informativos e não como aconselhamento ou recomendações de investimento para qualquer ação ou investimento específico, portanto, não devem ser usados, no todo ou em parte, como base para fins de tomada de decisão ou investimento.  Esta apresentação e conteúdo não são garantidos quanto à precisão e são fornecidos "no estado em que se encontram" a utilizadores autorizados, que analisam e utilizam esta informação por sua conta e risco. Esta apresentação e conteúdo, incluindo previsões econômicas estimadas, simulações ou cenários do Mastercard Economics Institute, não refletem de forma alguma as expectativas relacionadas ao desempenho operacional ou financeiro (ou real) da Mastercard.

Contato de imprensa

Andrea Denadai, Mastercard

Sobre o Mastercard Economics Institute

Fundado em 2020, O Mastercard Economics Institute baseia-se em medições econômicas únicas, de alta frequência e acionáveis para fornecer aos líderes empresariais e governamentais os insights necessários para tomar decisões ponderadas com melhores resultados. ​

Sobre Mastercard (NYSE: MA)

A Mastercard é uma empresa global de tecnologia do setor de pagamentos. Nossa missão é conectar e impulsionar uma economia digital inclusiva que beneficie a todos, em todos os lugares, tornando as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis. Usando dados e redes seguras, parcerias e paixão, as nossas inovações e soluções ajudam indivíduos, instituições financeiras, governos e empresas a alcançar seu maior potencial. Com conexões em mais de 210 países e territórios, estamos construindo um mundo sustentável que abre possibilidades Priceless para todos.

www.mastercard.com