Mastercard acelera seus esforços na área de cartões sustentáveis

5 de abril de 2023

A empresa exigirá que todos os cartões de pagamento tenham a Certificação Card Eco até 2028

Como parte do Mês da Terra, a Mastercard anunciou hoje que está acelerando seus esforços para eliminar dos cartões de pagamento em sua rede os plásticos de PVC de primeira utilização até 2028. Esta medida reforça ainda mais os compromissos de sustentabilidade da empresa e expande a acessibilidade de ofertas de cartões mais sustentáveis ​​para consumidores que buscam uma forma de reduzir o impacto ambiental de suas carteiras.

A partir de 1º de janeiro de 2028, todos os cartões de pagamento de plástico recém-produzidos precisarão ser feitos de materiais mais sustentáveis ​​– plásticos de base biológica ou reciclados, como rPVC, rPET ou PLA[1] - e serem aprovados por meio de um programa de certificação, em uma medida pioneira para uma rede de pagamentos. A empresa apoiará seus parceiros emissores globais durante a transição no abandono do PVC virgem.

A Mastercard lançou seu Programa de Cartões Sustentáveis ​​em 2018. Desde então, mais de 330 emissores em 80 países aderiram ao programa, trabalhando em colaboração com os principais fabricantes de cartões para converter mais de 168 milhões de cartões em sua rede em materiais reciclados e de base biológica. O anúncio de hoje acelera ainda mais esses esforços, ao mesmo tempo em que complementa o trabalho da empresa para oferecer inovadores programas de cartões digitais que eliminam totalmente a necessidade de cartões físicos.

A Mastercard certificará todos os cartões recém-fabricados para avaliar sua composição e sustentabilidade e esta certificação será validada por um auditor independente. Depois de validado, o cartão poderá ser impresso com a marca Certificação Card Eco.

“Na Mastercard, estamos liderando e moldando o esforço coletivo do nossa setor para alcançar um futuro mais sustentável e ambientalmente consciente”, disse Ajay Bhalla, Presidente de Cyber ​​​​& Intelligence da Mastercard. “À medida que nossos clientes atendem ao crescente desejo dos consumidores de fazer escolhas mais ecológicas, estamos fortemente comprometidos em reduzir nossa pegada ambiental em benefício das pessoas, do planeta e do crescimento inclusivo”.

A Mastercard estabeleceu seus esforços de sustentabilidade há mais de uma década com foco na inclusão financeira, na responsabilidade de dados e no meio ambiente. Por meio de sua rede, ela colabora com parceiros para trazer inovações e iniciativas ambientais para o mercado, como nossa Coalizão Planeta Priceless, a Calculadora de Carbono e o Cartão Sustentável.

“A Mastercard está empenhada em promover ações climáticas e reduzir o desperdício, direcionando nossos negócios para emissões líquidas zero e alavancando nossa rede e nossa escala para acelerar a transição para uma economia regenerativa de baixo carbono”, disse Ellen Jackowski, Diretora de Sustentabilidade da Mastercard.

Comentários dos bancos parceiros:

Taylan Turan, Diretor do Grupo de Varejo, Estratégia, Patrimônio e Pessoal do HSBC, comentou: “O anúncio de hoje da Mastercard é um avanço em termos de serviços financeiros. Novos materiais sustentáveis, como o rPVC, oferecem ao nosso setor uma maneira clara de acelerar seus esforços para construir um futuro mais sustentável. Como parte de nossa estratégia de emissão zero, no HSBC já introduzimos cartões de plástico reciclado em 28 de nossos mercados globais e integramos a exigência de usar materiais sustentáveis ​​para todos os cartões comerciais, de débito e de crédito em nossa gestão de produtos, eliminando 85 toneladas de plástico que teriam ido parar em aterros. Este nível de impacto não poderia ser alcançado sem uma forte parceria. Tenho muito orgulho de fazermos parte de um movimento que está ganhando força em todo o mundo”.

Michael Battagliese, Diretor de Soluções de Pagamento e Vice-Presidente Sênior do Bank of the West[2], comentou: “Acreditamos que fazer negócios de forma sustentável é a coisa certa a fazer. É por isso que fizemos uma parceria com a Mastercard em nossos cartões de débito 1% For The Planet Checking Account projetados para reduzir o impacto do PVC de primeira utilização no meio ambiente. Estamos orgulhosos de termos sido um dos primeiros bancos nos EUA a aderir ao programa de cartão sustentável e estamos satisfeitos que a Mastercard esteja embarcando no caminho para a fabricação de todos os cartões de pagamento com materiais mais sustentáveis”.

Helen Bierton, Diretora de Serviços Bancários do Starling Bank, disse: “Esta iniciativa é um passo muito positivo no caminho para um futuro sustentável. Como um dos primeiros bancos a remover o PVC de primeira utilização de nossos cartões de débito, sabemos o quanto isso é importante é para nossos clientes. “Reconhecemos que isso só pode ser alcançado com fortes parcerias e apoio aos esforços da Mastercard para expandir o programa para toda a sua rede”.

Em 2018, por meio do Laboratório de Segurança Digital da Mastercard, a empresa lançou a Greener Payments Partnership com os fabricantes de cartões Gemalto, Giesecke+Devrient e IDEMIA para reduzir o uso de plástico PVC de primeiro uso na fabricação de cartões. Os bancos que participam da iniciativa da Mastercard abrangem mais de 80 países em todo o mundo. Em 2021 foi lançado o programa Mastercard Card Eco-Certification (“CEC”).

Impulsionando um futuro mais sustentável

O enfrentamento à crise climática global exigirá a participação de todos. A Mastercard pode causar um enorme impacto ativando nossa rede global para criar ações coletivas. Nossa rede abrange 20.000 clientes bancários e parceiros que, juntos, alcançam mais de 3 bilhões de portadores de cartão. Por meio dessa rede, colaboramos com parceiros para levar inovações e iniciativas ambientais ao mercado, como a Coalizão Planeta Priceless, a Calculadora de Carbono e o Programa de Cartões Sustentáveis. Além disso, colaboramos com os setores público, privado e social para impulsionar a próxima geração de inovação climática. Nosso Laboratório de Inovação em Sustentabilidade serve como um centro de P&D para produtos digitais sustentáveis ​​e uma plataforma para a criação conjunta com parceiros.

[1] rPVC, rPET ou PLA são exemplos de plásticos alternativos mais usados ​​em embalagens, materiais de construção e garrafas recicladas.

[2] Bank of the West é o nome comercial do BMO Harris Bank N.A.