Mastercard celebra o Dia Internacional da Mulher com mulheres que inspiram, quebram paradigmas e correm atrás dos seus sonhos
7 de março de 2023 | São Paulo, Brasil | By Byanca FreitasAo longo do mês de março, as redes sociais da Mastercard Latin America trarão histórias de paixão e inspiração de mulheres de destaque, como a treinadora Evelina Cabrera, a cantora Gigi Ojeda e a cripto artista @SoyFira para comemorar o Dia Internacional da Mulher.
O takeover do Instagram por mulheres líderes inicia a campanha que será veiculada ao longo do ano.
A Mastercard comemora o Dia Internacional da Mulher destacando histórias inspiradoras de mulheres apaixonadas e ousadas que quebraram paradigmas ao alcançar seus objetivos naquilo que se propuseram a fazer. Atletas, empresárias, mulheres de negócios, artistas, líderes e chefs que buscam inspirar outras mulheres a realizarem seus sonhos.
Para dar início à ação, a treinadora de futebol Evelina Cabrera, a cantora Gigi Ojeda do Domino Saints e a cripto artista @SoyFira acessarão o Instagram da Mastercard, onde compartilharão suas histórias pessoais, se engajarão em um diálogo autêntico e inspirarão novas gerações de mulheres a alcançarem seus objetivos.
Até agora, as startups femininas focaram predominantemente em tarefas que eram uma extensão dos papéis de gênero, como produção de alimentos em geral, roupas, cosméticos e cuidados com a saúde. Mas, nos últimos anos, uma nova mudança começou a surgir, diz Blanca Aldasoro, da Fundación Capital, uma organização que, juntamente com o BFA Global, implementa o programa Strive Mexico – iniciativa do Mastercard Center for Inclusive Growth que apoia 400.000 pequenas e médias empresas na adaptação a uma economia digital.
“Mulheres que herdaram dos pais uma ocupação profissional - por exemplo, encanadora, agora estão se capacitando formalmente para exercê-la. Existe também uma mudança de paradigma nas artesãs, que tradicionalmente produziam suas peças, mas eram os homens que se encarregavam de transportá-las para a venda. Agora são as próprias mulheres que saem para vendê-las. São mudanças sutis, mas que geram alterações radicais nas estruturas sociais das comunidades onde vivem”.
Na Mastercard, sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer para atingir a meta de igualdade de gênero proposta pela ONU para 2030, mas também sabemos que já percorremos um longo caminho. É este último ponto que queremos destacar com esta campanha.
Outras iniciativas da Mastercard em prol da inclusão
No Mês da Mulher, também apresentamos o Reactiva Sazón: Guardianas de la Gastronomía, um livro de receitas que compila e preserva as receitas gastronómicas e testemunhos de empresárias peruanas. A publicação reflete o programa implementado pela CARE Peru, o Mastercard Center for Inclusive Growth e as associações gastronômicas do Centro Histórico de Lima para reativar os negócios gastronômicas de mulheres no centro de Lima que foram afetados pela pandemia. Em 2021 e 2022, mais de 50 novos balcões portáteis de comida foram distribuídos e 123 mulheres empresárias foram treinadas para fortalecer suas habilidades organizacionais, comerciais e técnicas.
“Você fez algo maravilhoso, porque se preocupou com as mulheres comuns, com o que aprendemos ao longo de nossas vidas, o que nossas mães e avós nos ensinaram. Meu Deus, você realizou meu desejo”, disse Rosario Briceño, 60 anos, membro da Asociación de Vendedores Potajes Limeños de Chabuca Granda e uma das beneficiárias do programa.
Aumentar o acesso das mulheres a ferramentas e recursos digitais é um meio crítico para desbloquear sua prosperidade tanto nos negócios, quanto em suas vidas pessoais. A Mastercard está impulsionando ainda mais suas redes, estabelecendo parcerias ambiciosas que estão transformando a maneira como nosso mundo funciona. Esta iniciativa se baseia nos esforços globais e regionais contínuos da Mastercard, como o Strive Mexico, que une forças com outros programas da Mastercard para apoiar mulheres, como o LEADS Mujer, da INCAE, que vem impulsionando e promovendo o empreendedorismo, a liderança e o empoderamento das mulheres centro-americanas desde 2017. Todas Conectadas, uma aliança entre a Mastercard e a ONU para a transformação digital gratuita de mulheres na América Latina e no Caribe, e Girls4Tech™, um programa que desde 2014 já treinou mais de 2 milhões de meninas entre 8 e 16 anos em STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática), uma área do conhecimento que historicamente excluiu as mulheres.
As tecnologias digitais estão capacitando novas formas de pensar e colaborar, ao mesmo tempo em que abrem oportunidades únicas que não poderíamos ter imaginado antes. À medida que nossas vidas físicas e digitais continuam a convergir, a Mastercard continua comprometida em apoiar vários projetos que ajudam mulheres empreendedoras a se destacar e expandir seus negócios, usando a tecnologia digital como alavanca para ajudar a reduzir a desigualdade, apoiar a inclusão e criar oportunidades econômicas.